domingo, 1 de março de 2009

Mais uma sugestão de fim de semana

Fui finalmente visitar a Fundação de Serralves, no Porto. Começámos pelo museu, onde estavam várias exposições. Uma de escultura e desenhos em impermeável era de Juan Muñoz "Uma retrospectiva", outra de pintura/impressões, de Christopher Wool. Havia ainda na biblioteca uma exposição sobre arte na literatura infantil, denominada "Do Rato Mickey a Andy Warhol". A que mais me macou foi sem dúvida a primeira, de Juan Muñoz. Achei as suas obras muito originais e com muita expressividade, muito eficientes em transmitir uma mensagem, na minha opinião... Deixo-vos algumas "amostras", uma pequena visita virtual...!


Depois das exposições, um delicioso passeio pelos jardins e uma rápida visita à casa de Serralves, "exemplar único da arquitectura Art Déco". Desta vez não havia no seu interior nenhuma exposição temporária, mas visitámos a casa assim mesmo!



Já que estávamos ali tão perto, porque não um passeio à beira-mar? E aproveitar o sol, ir até uma esplanada e fazer uma curta visita ao castelo do queijo...? :) Soube muito bem!


Rumo a Vila Real, onde dormimos, começámos por fazer uma visita ao centro histórico da cidade. Jantámos no restaurante "Terra de Montanha", que aconselho vivamente! Tanto pela comida como pelo ambiente. Para terem uma ideia, jantámos dentro de uma pipa de vinho! :)



Domingo, dia de regresso... Primeira paragem na Régua, para visitar o Museu do Douro. Visitámos duas exposições: a primeira, "Barão de Forrester, Razão e Sentimento: Uma história do Douro", na sede do Museu do Douro, e a segunda, "Memória da Terra do Vinho", no Edifício do Solar do Vinho do Porto.

Para quem (como eu!) não conhecia a importância que este Barão teve no desenvolvimento da região, aqui fica um resumo:
"Joseph James Forrester foi uma das figuras mais emblemáticas da história duriense, tendo sido um precursor no desenvolvimento de estudos científicos sobre viticultura, cartografia e fotografia. Este escocês foi um homem com uma visão grandiosa do Douro. O seu contributo para o desenvolvimento do Douro Vinhateiro ainda hoje se faz sentir, nomeadamente na cartografia (autor do principal mapa sobre a Região Demarcada do Douro) e no desenvolvimento da própria actividade vitivinícola. Em grande parte graças às inovações introduzidas por Forrester, o Douro assumiu, durante o séc. XIX, uma grande importância no comércio internacional de vinhos." (www.museudodouro.pt)

A viagem continuou, enquanto a paisagem mudava, das águas do Douro e das vinhas para os montes mais rochosos da beira alta.


Aqui fica mais uma sugestão... Estes pequenos passeios são ou não são boas alternativas a horas passadas em frente à televisão?? :)

6 comentários:

M disse...

Bem que passeio fantaaaaaaástico!

Para a próxima levas-me?!!!

Vi a exposição do Muños no Gugenheim em Bilbao... é extraordinária a escultura dele :)

Gostei muito das fotos; só gostava de ver aquela em que te esforçaste tanto para tirar que até ficaste com as mãos "desgastadas" ;) ehehehe


Beijinho grande e obrigada por este "vá para fora cá dentro"... que até faz o dia-de-trabalho mais simpático.

M

Pomegranate disse...

Obrigada! Para a próxima levo-te!! :)

Não sei porque é que tens que me lembrar desses meus pequenos "acidentes"... (sim, ainda tenho marcas...!!!) É que dá estar a olhar para a paisagem através de uma máquina... :)

Bom dia de trabalho!

Beijo!

irRita disse...

Que inveja!!! A região do Douro é tão linda! Tenho saudades de casa... Então e não foste a Cinfães??? ;)

Beijinhos grandes

Pomegranate disse...

Por acaso não fui... Quando lá for tens de lá estar para fazeres a visita guiada!! :)

Beijinhos!

Tita disse...

Também estive em Serralves no fim-de-semana! Adorei!
Realmente um bom passeio vale mais que umas horas de tv.
Beijinhos
(Quando apareces?)

Pomegranate disse...

Vou tentar aparecer este fim de semana!! :) Preciso de umas coisas giras para oferecer...!
Eu não estive em Serralves este fim de semana, mas sim no anterior... por pouco não nos cruzávamos por lá!

Beijinhos!